10 ANOS do PETADM-UFCA Rememorando o passado e construindo o futuro thumbnail
    Categorias
Download

A Revista Comemorativa PETADM-UFCA: rememorando o passado e construindo o futuro tem como propósito registrar e divulgar a história construída por um grupo de estudantes e professores que se dedicaram ao PET nos últimos 10 anos. Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Programa de Educação Tutorial (PET) está institucionalmente vinculado à Pró-reitora de Ensino (PROEN).

O programa tem como objetivo proporcionar a formação de um cidadão com ampla visão do mundo e com responsabilidade social. Os PET’s UFCA devem possuir caráter interdisciplinar, além de ter o dever de realizar atividades de pesquisa, ensino, cultura e extensão (RESOLUÇÃO Nº 01/2014/CONSUP/UFCA). Além de cumprir os objetivos propostos pela PROEN-UFCA, o PETADM assume como missão tornar-se destaque em produção acadêmica e na preparaçãode seus membros para o mercado de trabalho. Entre os princípios que sustentam o modelo de gestão do programa temos: excelência na construção de conhecimentos; compromisso e envolvimento no desenvolvimento das atividades; cooperação entre os membros; respeito com o grupo e comunidade acadêmica; valorização da cultura regional; responsabilidade com suas atribuições; proatividade na condução das atividades.

Lembramos que o Programa de Educação Tutorial do curso de Administração foi criado em 25 de março de 2008 e que desta data para cá, deixamos de ser um campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri e passamos a ser Universidade Federal do Cariri. Ainda, passamos de Programa de Especial de Treinamento para Programa de Educação Tutorial. Além destas transformações em nível macro, muitas outras mudanças foram se engendrando dentro do grupo PETADM, desde os processos naturais de sucessão de tutoria e de petianos, a mudanças na logomarca do programa (que representa a identidade do grupo), na forma como o grupo se organiza, bem como a finalização de ciclo de alguns projetos, adaptações e melhoramentos de outros e criação de novos, a fim de atender demandas que surgem com a renovação e desenvolvimento do grupo.Foram tantos os petianos e tutores que contribuíram com o PET. Foram diversos os projetos implementados que marcaram significativamente carreira destes jovens e não podíamos deixar que estas memórias nos escorressem pelos dedos. Assim resolvemos apresentá-las aqui nesta revista comemorativa, para tanto, apesentamos um documento dividido em duas partes, onde na primeira lembramos o processo de criação do PET do curso de Administração, primeiro da UFCA, em seguida lembramos projetos e ações que já foram encerrados, apresentamos nossos ex-tutores e ex-petianos. Estas informações estão organizadas em quatro capítulos. Na segunda parte desta revista, composta por três capítulos, divulgamos os projetos atuais do PETADM orientados a partir dos quatro pilares da UFCA: ensino, pesquisa, cultura e extensão. Apresentamos, ainda, nossa equipe atual, identificando projetos e trabalhos desenvolvidos por cada um. Finalmente, na terceira parte, dividida em dois capítulos, comentamos sobre os significados das duas logomarcas do PETADM e explicamos como a mudança na logo reflete uma transformação nos princípios e anseios do grupo. Aproveitamos a oportunidade para destacar o modo peculiar como o grupo se organiza (a partir de diretorias), indicando o período em que isso ocorreu e o que motivou o grupo a se organizar desta forma.

Prezados leitores, estes são os conteúdos encontrados nesta revista. Uma produção textual integralmente de autoria dos petianos e revisados pela tutora do programa. Somos reconhecedores da nossa impossibilidade de ter englobado tudo que se refere à memória do PET (algumas vezes por limitações do próprio texto escrito e outras por terem escapado da memória das pessoas entrevistadas ou porque não foram encontrados registros escritos e fotográficos). As limitações inerentes a todos os trabalhos, não impede que ele ofereça algum tipo de contribuição. Diante disto, estamos certos de que esta revista contribui para construção da memória desse grupo e esperamos que ela seja revisitada sempre que seja necessário olhar para os primeiros dez anos de existência do PETADM-UFCA.

Rebeca da Rocha Grangeiro

Professora tutora

css.php