Mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários thumbnail
    Categorias
Download

Esta cartilha tem por objetivo apresentar os resultados relevantes do mapeamento de empreendimentos econômicos solidários no Estado do Ceará, coletados no período de outubro/2010 a novembro/2012. Os dados fazem parte do SIES – Sistema de Informações em Economia Solidária, que foi criado pela SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e pelo movimento de economia solidária, para identificar e caracterizar os empreendimentos econômicos solidários, as entidades de apoio e as políticas públicas de economia solidária no Brasil.

A coleta das informações foi acompanhada pela Comissão Gestora Estadual do Mapeamento (CGE/CE) e realizada por uma Equipe Técnica Estadual, que atuou em todos os territórios/regiões do Estado, visitando e identificando um número de 1.449 empreendimentos e posteriormente aplicando um questionário estruturado. Alguns empreendimentos que constavam na base de dados de anos anteriores não foram encontrados e novos empreendimentos foram localizados. Vale salientar que, ainda assim, o universo de experiências e boas práticas em economia solidária no Estado do Ceará tem ganhado amplitude, o que sugere a necessidade de processos mais aperfeiçoados e remete à necessidade de que se ampliem os processos de identificação, estudos e pesquisas.

Foram selecionados alguns dados que permitem caracterizar e dar visibilidade aos empreendimentos econômicos solidários, tais como: organização, localização, tipologia, características sociopolíticas e econômicas, acesso a políticas públicas, atuação no movimento de economia solidária, conquistas e desafios.

Que este instrumento possa ser útil ao movimento da economia solidária no Ceará, às gestões públicas, às instituições de estudos, pesquisas e de fomento, e às pessoas que consideram que a economia deve estar a serviço da vida e do bem viver.

Boa leitura!

Comissão Gestora Estadual – CGE/CE

 

css.php