A oitava edição da Semana Acadêmica de Biblioteconomia (SEABI) traz como temática a trajetória do Curso de Biblioteconomia no Cariri, com o objetivo de abordar questões relativas à pesquisa e a atuação profissional do bibliotecário.

O curso de Biblioteconomia foi criado em 2006 como um dos cinco cursos de graduação do Campus da UFC no cariri. E em e 2013 passa a fazer parte da Universidade Federal do Cariri, recém-criada através da lei nº 12.826, de 5 de junho.

A primeira edição da SEABI foi em 2009 e a princípio era um evento de extensão que visava refletir e discutir sobre a Biblioteconomia, o mercado de trabalho e o crescimento acadêmico.

Em 2014 acontece o I Encontro de Bibliotecários do Cariri como um evento dentro do evento, que foi dado sequência nos anos seguintes. O encontro de bibliotecários do cariri tem o intuito de congregar profissionais, suas demandas e reinvindicações, seus espaços de trabalho, reflexão sobre a categoria profissional e a relação com a Universidade.

A partir de 2015 o evento deixa de ser uma atividade voltada para os estudantes locais e se torna regional com apresentação de trabalhos de estudantes de biblioteconomia de outras IES.

Em sua oitava edição, a SEABI vem com o tema 10 Anos de Biblioteconomia no Cariri, e além de buscar refletir acerca da trajetória trilhada pelo curso, traz também o reconhecimento de que sua história não se fez sozinha. Neste sentido, a SEABI 2016 homenageará a Professora Fátima Portela Cysne, como membro da comissão de elaboração do primeiro Projeto Político Pedagógico (PPC); o professor Wagner Chacon, primeiro tutor, quando da implantação do curso no cariri; a professora Ariluci Goes Elliott, primeira coordenadora do Curso; a professora Henriette Ferreira Gomes, consultora ad hoc, quando da elaboração do projeto de mestrado profissional em Biblioteconomia; e os professores Renato Casimiro e Daniel Walker, responsáveis pela doação do acervo que compõe o Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM).

Os trabalhos apresentados e que compõem os Anais da SEABI 2016 estão nas modalidades: artigo completo e resumo expandido com a participação de discentes de graduação e pós-graduação, docentes e profissionais da informação. Os trabalhos foram submetidos para os seguintes Grupos de Trabalhos (GTs): GT 1 –  Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação; GT 2 –  Organização e Representação da Informação e do Conhecimento; GT 3 –  Cultura e Mediação em Centros de Informação; GT 4 –  Gestão e Empreendedorismo em Unidades de Informação; GT 5 -Tecnologias da Informação; GT 6 – Informação, Memória e Patrimônio.

Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica através de avaliação às cegas e os aprovados na modalidade ‘artigo completo’ foram enviados para a Comissão Científica da premiação, formada por professores de IES de todo o país, para a escolha dos artigos premiados em cada GT. Os trabalhos premiados serão publicados posteriormente em número especial do periódico “Folha de Rosto: revista em biblioteconomia e ciência da informação”.

 

 

Os Organizadores

css.php