O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) é voltado para a iniciação à pesquisa científica e tecnológica de estudantes de graduação e do ensino médio. Dentre as diversas ações que integram o PIICT, o Encontro de Iniciação Científica da UFCA (EIC/UFCA) é o principal evento científico da comunidade acadêmica da universidade. O evento visa, principalmente, estimular a participação de estudantes a apresentarem os resultados de suas atividades de pesquisa. Criado em 2015, dando prosseguimento aos Encontros Universitários da UFC, ele tem apresentado com sucesso a riqueza e a diversidade das pesquisas realizadas por estudantes da região. Nestes anais, temos o orgulho de apresentar os resumos selecionadas para o III EIC/UFCA.

Este ano, em sua terceira edição, o Encontro de Iniciação Científica da UFCA foi realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, no campus Juazeiro do Norte. Foram submetidos 142 resumos, dos quais o comitê científico selecionou 127 para inclusão nos anais. Durante o evento, além de palestras e minicursos, ocorreu também a tradicional exposição de pôsteres.

Além de submeter resumos, os autores que desejaram concorrer a uma premiação enviaram versões completas de seus trabalhos. Compuseram o pleito 28 trabalhos, sendo 8 trabalhos em Ciências da Vida, 13 em Humanidades e 7 no setor de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Após um criterioso processo de revisão, durante o qual cada trabalho foi avaliado ao menos duas vezes, o que envolveu 128 avaliadores externos, o prêmio de Melhor Trabalho em Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar foi para o artigo “Caracterização de um Solo Argiloso: Estudo de Caso de uma Moradia Popular em Picos-PI”, de Samuel José Celestino Oliveira, Antonio Maciel Moura, Ana Patricia Nunes Bandeira, João Barbosa Souza Neto, Damião Wellington Alves Mascena e Cicero Cordeiro Alexandre, em Ciências da Vida foi o para “Ganho Genético por Índice de Seleção no Primeiro Ciclo de Seleção Recorrente de Milho Comum”, de Marcelo Moura Chaves, João Esdras Calaça Farias, Rysley Fernandes de Souza, Thalyta Batista Clementino e Silvério de Paiva Freitas Júnior, e em Humanidades, venceu o artigo “Impressos Sobre o Cólera: Medidas Preventivas e Tratamentos na Epidemia do Cólera Veiculados no Jornal O Cearense (1855-1862)”, de Alana Angelim Paulino e Jucieldo Ferreira Alexandre.

Agradecemos a todos os autores que submeteram seus trabalhos ao evento. Agradecemos também a todas as pessoas que contribuíram para legitimar a qualidade e o sucesso de mais uma edição do Encontro de Iniciação Científica da UFCA, especialmente, os avaliadores externos, os membros do Comitê Institucional do PIICT, e todos os organizadores e voluntários.

 

Juscelino Pereira Silva Vicente Helano Feitosa Batista Sobrinho

css.php