A realização da III Mostra UFCA, evento ocorrido entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016, legou-nos uma convicção: a potência transformadora que surge das atividades e formas de protagonismos coletivos dentro da Universidade Federal do Cariri. A III Mostra, em meio a um período de profundos questionamentos quanto às políticas nacionais de educação, nos indicou que uma série de importantes ações vem ocorrendo na UFCA, possibilitando maiores e melhores interlocuções entre o universo acadêmico e a vida em sociedade. Nesse sentido, os relatos de experiências nas modalidades de cultura, ensino, extensão e pesquisa nos evidenciaram a força modificadora das intervenções de toda comunidade acadêmica, indicando percursos metodológicos e o caráter inseparável entre conhecer e fazer, entre pesquisar e intervir.

Nesses três dias de evento foram realizados a apresentação de 187 relatos de experiências, 62 oficinas, 12 apresentações artístico-culturais e esportivas, além de mesas de debate, rodas de conversa, lançamento de livros e, principalmente, a configuração de um espaço habitado, vivenciado pela troca generosa de saberes e afetos. Esta coletânea visa compor o registro dos encontros engendrados a partir dos relatos de experiências, e, mais do que apenas compor registros de pesquisadores, procuramos aqui compartilhar a produção plural de saberes em um processo no qual estudantes, servidores técnico-administrativos e professores puderam pensar-intervir na região do Cariri, munidos de um conhecimento que deixa de ser somente acadêmico, em sentido restrito, e passa a ter um alcance universal.

A presente edição dos Relatos de Experiências trata-se da compilação dos textos submetidos à III Mostra UFCA, organizados pelas pró-reitorias fins da UFCA – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) – e envolve as atividades desenvolvidas na Universidade Federal do Cariri ao longo do ano letivo de 2016. São 4 volumes em que constam os relatos nas modalidades de pesquisa (34 relatos), extensão (66 relatos), cultura (22 relatos) e ensino (65 relatos). Com esta publicação, nossa principal meta é abrir para o leitor um painel amplo do que vem sendo realizado no âmbito da UFCA e dar a tais ações o merecido destaque e, sobretudo, difundir as singularidades e a força de transformação que surge do entrelaçamento da pesquisa científica, do exercício da cidadania, das práticas de ensino e da valorização da cultura do Cariri cearense.

Os organizadores

css.php