Apresentação

Carta aberta para a vida!

Queridas Futuras Mamães,

Vocês estão prestes a entrar em um novo mundo. Único para cada mulher. Inesquecível em cada detalhe, em cada riso, nos medos e nas lágrimas de alegria que virão. Ouvir o choro do filho é, sem qualquer dúvida, marcante. A certeza de que uma nova vida está se fazendo ao seu lado, para o resto de suas vidas. E, ali, nascerão os sonhos. Para vocês e para seus filhos. Tudo que vocês planejam ensiná-los, os orientando a serem pessoas do bem.

Temos certeza que este momento também é acompanhado de muitas dúvidas, de incertezas, uma vontade imensa de aprender, aprender, …, e aprender para nos tornarmos pessoas melhores para nossos filhos. Muitas “mães” nos disseram que “o ser mãe” é gestado junto com o filho e que o segredo, a bula, a bússola, a escola para a superação dos medos ligados a este duplo nascimento é a gravidez, o parto, o puerpério e um laço de amor nunca vivenciado, um amor incondicional: o filho. Cada momento desse é um alicerce forte na edificação do “ser mãe”.

Mas, também, essas mães amigas nos disseram outras verdades vividas. Como seria importante conhecer sobre o parto antes do momento exato. Saber como ocorrerá. O que vai acontecer? O que devo levar para a maternidade no dia tão esperado? Como posso, devo me preparar para este momento?

Com o intuito de tranquilizar corações, nós, do projeto de cultura A Arte de Partejar, criamos esta cartilha para falar um pouco sobre o parto. Sabemos que existem muitas falas e depoimentos sobre esse assunto, mas tudo isso só é realmente entendido quando você, mulher, que está lendo essas palavras vivencia da sua maneira. Calma! Se seu bebê 4 Conhecendo o partejar: orientações e dicas sobre o processo de parir está a caminho, em breve saberá do que estamos falando. Dito isso, é natural estar insegura e é exatamente por esse motivo que estamos aqui. Vamos começar?

Projeto A Arte de Partejar: a representação do parto por puérperas do Cariri Cearense.

Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri.