ARTESANATO NA TERRA DO PADIN CIÇO

O artesanato produzido na cidade de Juazeiro do Norte compreende expressiva representatividade para a cultura popular cearense e brasileira (GRANGEIRO; BASTOS, 2018). A cidade se caracteriza como espaço privilegiado no que diz respeito à produção artesanal por abrigar artesãos de diversas tipologias. Entre eles, temos mestres da cultura que são reconhecidos em território nacional e internacional. O município abriga vários artesãos ligados a diferentes associações, que serviram de objeto de estudo para a elaboração desse manual.  Nesse contexto, a escolha do artesanato, em madeira e fibras da palha, ocorreu devido à importância econômica e cultural, dessas atividades na cidade. Elas contribuem para a geração de renda e emprego para as pessoas que se dedicam à atividade profissional.

Os artesãos que trabalham com a tipologia madeira criam vários artefatos como artigos religiosos, personalidades do Nordeste, objetos de recordação, animais, brinquedos, instrumentos musicais, entre outros. As peças desenvolvidas pelos artesãos com a técnica de trançado de palha de milho e da carnaúba são bolsas, mobiliários, cestarias, abajures, luminárias, baús, utilitários, flores de diversas cores e modelos, objetos para decoração, entre outros.

No artesanato devem ser adotadas medidas que auxiliem na gestão e, especialmente, no processo de comercialização (LEMOS, 2011). Tais medidas visam a valorização e continuidade das organizações artesanais, dessa forma propor um método de precificação de objetos artesanais representa uma contribuição social, considerando-se que pode ser um instrumento de aprimoramento para o processo de formação de preço.