APRESENTAÇÃO
A Universidade Federal do Cariri celebra neste Anuário referente ao ano de 2020 a força, o papel e a dimensão que a Cultura exerce, ecoado em ações, projetos e programas de várias vertentes temáticas. São políticas culturais, a maioria orientada pelo Plano de Cultura da UFCA, que traduzem o potencial, a diversidade, o hibridismo e a constelação de atividades desenvolvidas por estudantes, servidoras e servidores – técnicas, técnicos e docentes – da comunidade acadêmica e da equipe da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA.
O ano de 2020 foi atípico, principalmente por causa da pandemia da COVID-19 e pelos constantes ataques à democracia. O fazer cultural teve que se ajustar. Acionamos a criatividade, própria da cultura, calcada na esperança e resiliência e assim, foi possível nos reinventar, nos adaptar e nos transformar. Descobrimos várias formas e processos de fazer cultura e de promover o seu acesso. A internet foi o principal espaço de atuação.
Nesse Anuário podemos perceber que a dimensão da Cultura na UFCA se fortaleceu, mesmo apesar das dificuldades financeiras e políticas que as Instituições de Ensino Superior passaram em 2020. A UFCA mantém e avança sua agenda humana, social, científica e tecnológica de mãos dadas com a Cultura. O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil disse em seu discurso de posse: “formular políticas públicas para a cultura é, também, produzir cultura”.
Esta publicação inaugura um novo olhar que a Pró-Reitoria de Cultura traz para a transparência e a divulgação das políticas. O que antes era Relatório de Ações e Relatório de Gestão, agora é re-colorido, repaginado e reformatado como Anuário. Que venha 2021 com mais cultura em nossas vidas, com mais cultura na UFCA.
Robson Almeida Servidor Público-Docente,
Músico e Pró-reitor de Cultura/UFCA