Apresentação
A academia é um ator muito importante na construção de um programa de sustentabilidade na sociedade em que se insere. Essa atuação pode se dar tanto na formação acadêmica das futuras gerações de profissionais, com uma postura mais crítica e propositiva, no que se refere a responder aos questionamentos de diversos pontos da vida em sociedade, conscientizando-os dos próprios impactos socioambientais e da necessidade global por mudanças nos sistemas insustentáveis vigentes. Da mesma forma, as universidades podem também atuar na gestão administrativa, propondo ações que mitigam ou evitam os impactos, na atuação dos gestores com a implantação de práticas de responsabilidade socioambiental, compreendendo as operações físicas e serviços oferecidos à comunidade interna e externa.
Diante do exposto, esta cartilha tem como finalidade orientar e incentivar a adoção de critérios de sustentabilidade socioambiental nas compras públicas dentro das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras; de maneiras que seus gestores considerem que a eficiência no uso de produtos e recursos naturais, econômicos e humanos, tendem a estimular mercados, que podem se configurar em importantes instrumentos de políticas públicas, ao contemplar aspectos sociais e ambientais nas aquisições governamentais.
O público para o qual essa publicação se volta são os gestores de universidades públicas, coordenadores de cursos, coordenadores de campus, decanos, diretores de unidades acadêmicas e todos aqueles ou aquelas demandantes de compras nas IFES brasileiras. Aqui serão abordados, de forma direta e de fácil entendimento, os pontos principais relacionados ao assunto, com o objetivo de instrumentalizar os principais demandantes de aquisições nas IFES, incentivando-os à adoção de critérios de sustentabilidade nasconstruções das demandas de compras das instituições.
Esta publicação integra um conjunto de atividades e produtos de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ciências e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Sul da Bahia, e alia os conhecimentos obtidos nesse percurso acadêmico e na experiência profissional de um de seus autores, que é servidor técnico do setor de compras públicas da mesma Instituição.
Esta publicação foi viabilizada através do Edital 03/2022 PROPPG – Auxílio à pesquisa nos Programas de Pós-Graduação da UFSB, apoio obtido através do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências e Sustentabilidade, da mesma instituição.
Este trabalho foi desenvolvido no escopo do convênio de cooperação interinstitucional firmado entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (através do Grupo de Pesquisa RG Clima) e a Universidade Federal do Cariri (através do LIEGS – Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social).