O I CONSESP – Congresso de Saúde e Espiritualidade do Cariri foi fruto de discussões desenvolvidas ao longo do ano de 2014 nos encontros da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri (LIASE) e representou o amadurecimento do grupo enquanto fomentador de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura dentro da universidade, tendo por objetivo trazer ao grande público o debate sobre as relações entre a Ciência e Espiritualidade, e como, juntas, podem produzir Qualidade de Vida.
Dentro do CONSESP estiveram albergados dois outros eventos. A I Jornada de Cuidados Paliativos do Cariri simbolizou o laço entre a LIASE e a Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital Regional do Cariri, consolidando e, porque não dizer, homenageando o grande trabalho desenvolvido pela equipe da UCE no cuidado ao paciente que vivencia a finitude da existência física. Já a I Jornada de Saúde Única do Cariri atendeu à demanda conjunta da LIASE e do Projeto Santuário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), trabalhando temáticas dentro de uma percepção ampliada de Saúde, que envolve componentes humanos, animais, sociais e ambientais.
O I CONSESP foi um momento de repensar das práticas de assistência à saúde, compreendida como um completo bem-estar biológico, psicológico, social e espiritual. Ao longo do Congresso, foram discutidas as bases de ideias que podem fomentar a construção de um modelo de ensino, estudo e cuidado em saúde que valorize os aspectos espirituais dos indivíduos com cada vez mais humanização e atenção integral, de forma transdisciplinar. Isto se fez especialmente evidente na qualidade dos 34 trabalhos recebidos e apresentados durante o evento, nas áreas temáticas de Saúde Holística e Educação Integral.
Os sinceros agradecimentos da equipe da LIASE vão para todos aqueles que trabalharam na concepção, consolidação, montagem e demais processos do I CONSESP. Agradecimentos especiais aos apoiadores e patrocinadores que colaboraram sobremaneira para a realização do evento, com destaque para a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
Esperamos que as reflexões aqui colocadas tenham tocado a cada um, intimamente, e ao coletivo, estimulando a revisão de práticas e conceitos, e consolidando a importância da dimensão espiritual na construção do estado de saúde dos sujeitos.

Equipe da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri