Esta cartilha tem por objetivo apresentar os resultados relevantes do mapeamento de empreendimentos econômicos solidários no Estado do Ceará, coletados no período de outubro/2010 a novembro/2012. Os dados fazem parte do SIES – Sistema de Informações em Economia Solidária, que foi criado pela SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e pelo movimento de economia solidária, para identificar e caracterizar os empreendimentos econômicos solidários, as entidades de apoio e as políticas públicas de economia solidária no Brasil.
A coleta das informações foi acompanhada pela Comissão Gestora Estadual do Mapeamento (CGE/CE) e realizada por uma Equipe Técnica Estadual, que atuou em todos os territórios/regiões do Estado, visitando e identificando um número de 1.449 empreendimentos e posteriormente aplicando um questionário estruturado. Alguns empreendimentos que constavam na base de dados de anos anteriores não foram encontrados e novos empreendimentos foram localizados. Vale salientar que, ainda assim, o universo de experiências e boas práticas em economia solidária no Estado do Ceará tem ganhado amplitude, o que sugere a necessidade de processos mais aperfeiçoados e remete à necessidade de que se ampliem os processos de identificação, estudos e pesquisas.
Foram selecionados alguns dados que permitem caracterizar e dar visibilidade aos empreendimentos econômicos solidários, tais como: organização, localização, tipologia, características sociopolíticas e econômicas, acesso a políticas públicas, atuação no movimento de economia solidária, conquistas e desafios.
Que este instrumento possa ser útil ao movimento da economia solidária no Ceará, às gestões públicas, às instituições de estudos, pesquisas e de fomento, e às pessoas que consideram que a economia deve estar a serviço da vida e do bem viver.
Boa leitura!
Comissão Gestora Estadual – CGE/CE