Prefácio

No Nordeste brasileiro, a caprinocultura é uma atividade socioeconômica importante, onde nesta região encontram-se em relação ao rebanho nacional, aproximadamente 94,5% do efetivo de rebanho caprino e 65,5% do rebanho ovino. Neste contexto, destacam-se como maiores produtores os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba. Diversos fatores dificultam o  desenvolvimento da ovinocaprinocultura no Semiárido brasileiro, dentre estes as doenças infectocontagiosas,o manejo zootécnico (nutricional/reprodutivo), e a carências de investimentos tecnológicos utilizados nestas criações.

O Programa de Ovinocaprinocultura no intuito de contribuir com a difusão de conhecimentos para o produtor rural lança o “Manual Técnico de Ovinocaprinocultura” abordando orientações sobre as técnicas de manejo zootécnico e sanitário, promovendo assim a interação do homem do campo com os saberes acadêmicos. Com esse trabalho, espera-se reduzir os custos de produção da ovinocaprinocultura de corte e de leite com a consequente obtenção de melhor preço final do produto na Região do Cariri.

A participação ativa do produtor rural nas ações extensionistas da comunidade universitária promove o empoderamento das comunidades rurais, cumprindo o papel social que motivou a interiorização da educação no país. Nesse sentido, possibilita a indissocialização do ensino, da pesquisa e da extensão, favorecendo o exercício da prática pecuária aos alunos do Curso de Medicina Veterinária e do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade – CCAB/UFCA.

Organizadores(as)

Maria do Socorro Vieira dos Santos
Murilo Duarte de Oliveira