Para a elaboração do Plano, consideraram-se documentos na área de Cultura já publicados no país, como o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Cultura do Ceará, bem como documentos que orientam as ações da UFCA, como a Carta de Princípios da UFCA, o Estatuto da UFCA, o Planejamento Estratégico Institucional (PEI), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
Além disso, foram realizados seminários temáticos a partir de alguns dos eixos de atuação da Procult, a saber, Política Cultural, Cultura e Sustentabilidade, Acervo e Memória, Diversidade Cultural, Linguagens Artísticas, Idiomas e Culturas Estrangeiras, Educação Científica, e Cultura do Movimento e Práticas Esportivas. Esses seminários foram construídos como alicerce para a promoção de debates entre pesquisadores e pesquisadoras que atuam no campo cultural, a comunidade acadêmica e a sociedade civil.
Como resultado desse percurso, o Plano de Cultura vem apresentar a política de gestão cultural da UFCA, a partir dos objetivos e diretrizes que nortearão as ações culturais a serem desenvolvidas no âmbito da Universidade, mas não somente neste território, por um período de 5 anos.
Este documento, por sua vez, apresenta um resumo do Plano de Cultura, trazendo seu objetivo geral e diretrizes, pilares e eixos de atuação da Procult na UFCA, e os objetivos a serem atingidos nos 5 anos de execução do Plano. Esperamos que este documento traga ainda mais visibilidade para as políticas de cultura da UFCA e se torne um guia de consulta para as ações desenvolvidas pela Procult.